PESQUISA – Você realizaria um curso de piloto na região do Cariri?

Nossa equipe está analisando a abertura de uma nova escola de aviação na região, com isso, para que tenhamos uma base da demanda de mercado, iniciamos uma pesquisa via internet para analisar quantas pessoas em média estaria interessada na abertura do curso, para assim dar início a sua apresentação aos empreendedores.

Este formulário foi elaborado através do Google Forms e inserido junto a este post.

Sobre a formação de piloto de avião

A formação de piloto é iniciada pelo curso de piloto privado, onde inicialmente o aluno irá realizar uma prova teórica de 100 questões a ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil, em uma de suas bases regionais. Para realização desta prova, o aluno deverá realizar uma preparação teórica relacionada a cinco matérias, as quais são:

Regulamentos de Tráfego Aéreo, 20 questões;

Teoria de Voo, 20 questões;

Meteorologia Aeronáutica, 20 questões;

Navegação Aérea, 20 questões;

Conhecimentos Técnicos de Mecânica em Aeronaves: 20 questões.

Após a realização da prova, o aluno poderá realizar o seu CMA – Certificado Médico Aeronáutico de 2° classe, o qual terá validade de 5 anos. O aluno deverá realizar os exames exigidos, prestando comparecimento em uma das clinicas credenciadas pela ANAC, para poder ser emitido seu CMA.

Após ter a prova e CMA em mãos, o aluno poderá dar início as aulas práticas, onde serão exigidas 40 horas, devendo ser efetuadas em uma escola de aviação certificada pela ANAC, para poder validar as horas. Após a realização das horas mínimas, a escola avaliará se o aluno está apto para realização do voo check, onde um instrutor credenciado da ANAC realizará um voo avaliativo, verificando se o aluno tem condições de receber sua CHT – Certificado de Habilitação Técnica. Após estar com sua CHT em mãos o aluno estrá apto para voar aeronaves monomotoras com motor a pistão, podendo dar continuidade as demais carteiras para seguir a carreira na aviação.

Em média um custo total para tirar o brevê de piloto privado sairá em R$12.000, pois as aulas práticas serão cobradas por horas voadas.

As demais carteiras são diversas, para cada ramo da aviação existe um processo de certificação para habilitar o aluno a voar.

Para saber o custo dos materiais consulte o site da nossa parceira Bianch Pilot Shop.

Bianch a maior pilot shopping do Brasil.

 

Sobre Fernando Dias

Fernando Dias
Aluno de Piloto Privado de Avião, estudante de Geografia na Universidade Regional do Cariri. Nasceu em Barbalha-CE e atualmente mora na cidade de Juazeiro do Norte-CE.