É verdade que lá em cima existe uma estrada como no chão?

Muitas pessoas se perguntam se no espaço aéreo as aeronaves navegam de forma ordenada, seguindo o mesmo fluxo, como estradas que ligam um ponto A ao ponto B. Apesar de ser um preposição parecida, não funciona exatamente neste sentido.

Quando viajamos sempre queremos escolher o caminho curto, que disponha de mais auxílios de apoio como: hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, grandes cidades, estradas menos perigosas, etc. No ar temos a mesma opção, entretanto é escolher apenas o caminho mais curto, e que, junto disponha de economia no combustível. Quase sempre este caminho será uma reta ligando o ponto A ao ponto B. Entretanto, existem classes de voos que exigem alguns procedimentos a serem efetuados, tanto na saída de um aeroporto, quanto na chegada, desfazendo esta linha reta imaginária.

No voo em rota, principalmente para os voos por instrumentos existem as chamadas aerovias, as quais ligam fixos (cidades imaginárias). Estas aerovias não devem exatamente acabar sobre uma cidade, ela pode iniciar ou acabar sobre qualquer fixo existente do espaço aéreo. Geralmente as aerovias ligam as grandes terminais de tráfego aéreo, e sua rota é basicamente composta em uma linha reta entre uma terminal a outra. Mas nem sempre as aeronaves vão para as terminais desta aerovia, para chegar a determinado local, deverá ser navegado por diversas aerovias, se necessário, até chegar próximo ao seu destino, assim a aeronave voará em direção ao procedimento de aproximação para efetuar o pouso.

Vale lembrar que estas aerovias são apenas para rotas, existem valores que determinam suas dimensões, verticais e horizontais. Ao decolar você não estará automaticamente em uma aerovia, você deverá voar para determinado fixo para entrar nesta aerovia e assim seguir sua rota até chegar próximo ao seu destino, efetuando os procedimentos requeridos.

Sobre Fernando Dias

Fernando Dias
Aluno de Piloto Privado de Avião, estudante de Geografia na Universidade Regional do Cariri. Nasceu em Barbalha-CE e atualmente mora na cidade de Juazeiro do Norte-CE.