Foto: Fernando Dias

Aeroporto de Juazeiro do Norte realizará 1º Spotter Day

É com grande orgulho que anunciamos que o Aeroporto de Juazeiro do Norte irá realizar o seu primeiro Spotter Day. A iniciativa que conta a parceria da Infraero e da equipe Aviadores do Cariri visa dar oportunidade aos chamados “spotters”, fotógrafos de aeronaves, estarem acompanhando e registrando durante um dia de operações em nosso terminal. A data foi confirmada em reunião no último dia 28 com a superintendência da Infraero em JDO e a equipe Aviadores do Cariri, e o evento será realizado no dia 17 de Julho de 2016, coincidindo também com último dia de festejos da EXPOCRATO 2016.

Plane spotting (observar aviões, em tradução livre) é o ato de observar, fotografar ou registrar a matrícula de uma ou mais aeronaves, planadores, balões, dirigíveis, helicópteros e ultraleves. Os spotters, como são chamados, são conhecidos por sempre estar em aeroportos, sozinhos ou em grupos fotografando e observando aeronaves, com câmeras compactas até câmeras DSLR. Hoje o hobby é praticado em quase todo o mundo e continua crescendo cada vez mais. Há sites onde os spotters compartilham suas fotos e organizam encontros e eventos em aeroportos para o spotting, como este que será realizado em JDO.

As inscrições para o 1º Spotter Day do Aeroporto de Juazeiro do Norte terão início a partir das 8 horas da manhã do dia 1º de julho e se encerrarão às 20 horas do dia 10 de julho, ou até se completarem as vagas. Serão disponibilizadas 30 vagas para os fotógrafos profissionais e amadores que queriam participar deste evento. Os 30 primeiros interessados que fizerem a inscrição e cumprirem com os requisitos do regulamento, estarão habilitados para participarem do 1º Spotter Day SBJU.

Além disso, todos os que estiverem regularmente inscritos deverão comparecer ao briefing, que será realizado na sexta-feira, dia 15 de Julho, para que sejam repassados todos os informes da realização e evento e os procedimentos de segurança. Todos os spotters inscritos estão automaticamente cadastrados no concurso de fotografias interno no qual irá eleger os principais registros do evento, e as fotografias selecionadas farão parte de uma exposição que ficará disposta no saguão do aeroporto. As fotos também farão parte de um concurso nas redes sociais dedicadas ao Spotter Day, que será através da fan page no Facebook e Instagram, que já estão disponível para acesso.

Lembramos que as inscrições estarão disponíveis aqui no site amanhã, dia 01/07, e que completando o número de inscritos o mesmo formulário será imediatamente encerrado. As inscrições só serão válidas para fotógrafos profissionais e amadores que já tenham experiência em fotografar aeronaves e possuam equipamentos (câmera ou tripê) de uso profissional, além de que os mesmo deverão adquirir colete de segurança refletivo, caso não possuam, para poderem ter acesso ao pátio. Além disso será exigido que no dia do briefing o inscrito traga 2kg de alimentos não perecível, como sendo a taxa para efetivar sua participação. Confira todo o regulamento clicando aqui.

 

Sobre George Wilson

George Wilson
Fotografo, amante da aviação e spotter nas horas vagas. Cursando ciências sociais, com experiencia na área de relações humanas. Colaborador junto com a equipe Aviadores do Cariri