Aeroporto de Balsas

Com cerca de 90 mil habitantes, Balsas é uma cidade situada no sul do estado do Maranhão, sendo uma importante produtora do setor agropecuário, distribui estes produtos para portos do estado para distribuição pelo estado e país. Com presença de empresas de outras regiões até mesmo de algumas principais cidades da região centro-oeste e sudeste, Balsas dispõe de um aeroporto de porte regional com uma pista de dimensão de 1.300 m x 30m e que tem uma estrutura muito pequena, pois não contém taxiways apenas um pátio que já liga direto a pista, onde neste pátio não se dispõe de terminal de passageiros, apenas de hangares particulares. A cidade hoje recebe voos não regulares de empresas de táxi aéreo, ligando a cidade a capital maranhense e as fazendas nas proximidades. A empresa SETE Linhas Aéreas, já operou com voos regulares na cidade, mas o aeroporto foi interditado fazendo assim a empresa cancelar as operações na cidade.

Um problema no aeroporto é sua localização, que está dentro da cidade, o que viola as leis de zona de proteção aeroportuária, um exemplo dessa irregularidade foi um acidente com um Embraer 720C, minuano,de prefixo PT-WPH que efetuava serviço aeromédico, levando uma idosa de 87 anos para um hospital na capital São Luiz junto com seus dois netos, o piloto e sua esposa. Logo após decolar a aeronave teve perda do motor, com cinco pessoas a bordo e cheio de combustível, o piloto não tinha local para pousar, pois ao redor só tinha casa, então o avião atingiu a rede elétrica e logo após se chocou com uma residencia, matando todos a bordo. Apesar desta violação da zona de proteção aeroportuária, as autoridades tentam o projeto de aviação regional, para conseguir recursos para efetuar uma reforma nas imediações do aeroporto e estrutura-lo para receber voos regionais.

Sobre Fernando Dias

Fernando Dias
Aluno de Piloto Privado de Avião, estudante de Geografia na Universidade Regional do Cariri. Nasceu em Barbalha-CE e atualmente mora na cidade de Juazeiro do Norte-CE.