Aeroporto de Araripina

Situada na região do Araripe do estado pernambucano, a antiga cidade de São Gonçalo, antigo distrito de Ouricuri, emancipado em 1928 e mudou o nome para Araripina em 1943, onde hoje é uma cidade fundamental para a economia local e nacional, pois Junto a cidade de Ouricuri e Trindade, ambas no Pernambuco, formam cerca de 95% da produção de gesso do país, tornando a cidade o vigésimo oitavo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado, onde se destaca também a produção da área têxtil onde maior parte das fábricas estão no distrito industrial da cidade. Ainda com o turismo regional, Araripina se destaca com o artesanato e paisagens naturais, motivos para  existir uma rampa para voos de asa delta e outros esportes a voo livre.

O aeroporto da cidade cujo código da ICAO é SNAB ( S- América do Sul, N- Nordeste, AB- Araripina) está localizado no topo de uma chapada, com coordenadas: 7°35’07.6″S 40°32’07.8″W, tendo uma topografia bem plana, porém o pouso pela cabeceira 31 é dificultado pelo topo da chapada que está bem próximo a cabeceira. Podemos observar nesta imagem do Google Eart, que disponibiliza o terreno em 3D.

Detalhe da cabeceira 31 de Araripina

Dispondo de uma pista de 1247 m x 26 m com as cabeceiras 13/31, dispõe de uma taxiway principal que liga a um pátio com até 4 posições ou mais dependendo das aeronaves, contém balizamento noturno, e que já teve disposição do combustível AVGAS, gasolina de aviação, porém hoje não dispõe mais, sendo Juazeiro do Norte-SBJU ou Petrolina-SBPL que dispões do AVGAS JetA1 (querosene de aviação). Contém um terminal para apoio aos aeronavegantes, não dispondo de um terminal de passageiros regular, e nem voos regulares de empresas aéreas. Mas em 2002 a ATA- Atlântico Táxi Aéreo realizava voos regulares para Araripina em um Cessna C208 Grand Caravan, veja fotos abaixo, fazendo a rota Recife-Arcoverde-Araripina 3 vezes na semana, a mesma operou esta rota por aproximadamente 6 meses. A Azul Linhas Aéreas pretende operar na cidade, porém, para isso o aeroporto deve passar por reformas que serão financiadas pelo governo com o plano de aviação regional, desenvolvido em 2012. A empresa Azul ainda não citou as rotas que pretende operar, mas aguarda pela reforma para iniciar as operações. Sem disposição de linhas aéreas, Araripina é atendida pelas cidades de Juazeiro do Norte-CE  (163km) ou Petrolina-PE (281km) onde estas recebem voos diários das principais empresas do país e liga à vários lugares do país dispondo de conexões ou escalas dos destinos oferecidos. Existe um registro de acidente com um Embraer 820 Carajá, mas não temos informações sobre o ocorrido do mesmo.

Informações úteis aos aeronavegantes:

Combustíveis:

* quando indicado (-) não temos informações dos valores. Fonte: BR aviation

Telefones aeroporto de Araripina:

(87) 3898-1000

Frequências:

123.45 frequência livre prevalece para circuito em SNAB

131.75 AFIS SBJU, chamar antes para plano AFIL ou 27nm de Juazeiro para comunicação definitiva e orientações

125.70 AFIS SBPL, chamar antes para plano AFIL ou 27nm de Petrolina para comunicação definitiva e orientações

135.25, 121.15 SBRE_CTR, chamar em FL de acordo com NOTAM, carta ou orientado por AFIS SBJU ou SBPL.

121.50: frequência de emergencia

Mais informações:

AIS Web

Redmet

Planejador de voo online Brasil

planejador de voo Internacional

Segue fotos do nosso membro Diogo Alencar, onde é natural de Araripina e compartilhou conosco suas belas fotos de parte das operações no aeroporto da cidade.

SNAB3

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Visão Cabeceira 31 SNAB Beechcraft King Air B200 Beechcraft Baron BE58 Motor Beechcraft Baron BE58 Beechcraft Baron BE58 FRETAX Táxi Aéreo Movimento Aeronaves SNAB Beechcraft Baron BE58 FRETAX Táxi Aéreo DSCN6107 Beechcraft Baron BE58 Pista do aeroporto de Araripina com o balizamento noturno Piper Matrix Beechcraft Baron BE58 Beechcraft Baron BE58 Piper Matrix Piper Matrix Piper Navajo Piper Navajo Piper Navajo Beechcraft Baron BE58 FRETAX Táxi Aéreo Movimentação no aeroporto de Araripina Cessna 421 Aeroporto de Araripina Cessna 421 Cessna Grand Caravan ATA Táxi Aéreo AS350 Esquilo, CIOPAER, PM-PE Cessna Grand Caravan ATA Táxi Aéreo


Fotos: Diogo Alencar

Sobre Fernando Dias

Fernando Dias
Aluno de Piloto Privado de Avião, estudante de Geografia na Universidade Regional do Cariri. Nasceu em Barbalha-CE e atualmente mora na cidade de Juazeiro do Norte-CE.